10-DICAS PARA UM SISTEMA RESPIRATÓRIO SAUDÁVEL

O sistema respiratório é um dos sistemas mais sensíveis do corpo humano, pois por meio da respiração estamos sujeitos ao contato com diversos micro-organismos, que podem causar doenças. Manter o sistema respiratório saudável é uma condição essencial para uma melhor qualidade de vida.

Elaborei esta lista com 10 dicas para manter seu sistema respiratório saudável, para que você perceba que para ter uma boa saúde do sistema respiratório, bastam alguns hábitos saudáveis e mais atenção a detalhes do nosso dia a dia. Acompanhe:

1. Não fumar

Parece óbvio, mas escolhi este tema por primeiro na lista justamente porque o hábito do consumo de tabaco é uma das principais causas que provocam doenças graves, como o câncer de pulmão ou ainda quando podem agravar quadros como de bronquite, além de trazer muitos outros malefícios ao corpo como um todo.
Confira aqui as razões que fazem do tabagismo o principal fator de risco para o câncer de pulmão: http://www.drguilherme.med.br/cancer-de-pulmao-tabagismo-o-principal-fator-de-risco/

2. Fazer atividades ao ar livre

Tire alguns minutos do seu dia para fazer uma atividade física ao ar livre. Toda cidade possui uma área mais arborizada ou uma zona verde como bosques e parques, estes lugares costumam ser mais arejados e providos de um ar de melhor qualidade.
Conheça o ranking das cidades com pior qualidade de ar: http://www.drguilherme.med.br/ar-limpo-salva-vidas/

3. Respirar pelo nariz

O nariz possui estruturas que filtram e aquecem o ar, de modo a chegar limpo, umidificado e com uma temperatura adequada aos pulmões. Pela boca isso não acontece. Logo, um dos mais importantes cuidados a ter com o sistema respiratório é inspirar pelo nariz e não pela boca.

4. Tomar água

Sabemos que cada um de nós precisa de uma quantidade variável de consumo de água diário para se manter hidratado e para ter um bom funcionamento corporal. O hábito de beber água também é muito importante para o tratamento do sistema respiratório. A água faz com que as mucosas fiquem mais úmidas e as secreções mais líquidas, sendo assim mais facilmente eliminadas, levando com elas os vírus e bactérias.

5. Cuidar dos ambientes de casa

Mantenha sua casa limpa e bem arejada para renovar regularmente o ar respirado, assim estará evitando a presença de pó e bolores que podem carregar bactérias nocivas à saúde do sistema respiratório.

6. Cuidar com o ar condicionado

Os aparelhos de ar-condicionado normalmente são vilões para o sistema respiratório, uma vez que sempre diminuem muito a umidade do ar. Também precisamos nos atentar com a limpeza do aparelho de ar-condicionado, pois ele absorve toda a sujeira que está presente no ar do ambiente (poeira, poluição, fumaça de cigarro), isso cria o ambiente perfeito para a formação e multiplicação de colônias de fungos, ácaros e bactérias que são lançados no ambiente causando problemas respiratórios, alergias, irritações e entre outras complicações.

7. Comer alimentos ricos em ferro

As pessoas precisam de ferro para produzir hemoglobina, proteína que leva oxigênio dos pulmões. O transporte de oxigênio acontece porque essa molécula liga-se ao ferro da hemoglobina, formando a oxi-hemoglobina.
Quando o ferro não é suficiente, o sistema respiratório fica incapaz de fazer o seu trabalho corretamente, prejudicando a saúde dele.

8. Dormir bem

O sono é essencial, funcionando como reparador do sistema respiratório. É durante o sono que ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo.
Só para ilustrar sua importância, quando reduzimos rotineiramente nossas horas de sono estamos mais propensos a falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, além das doenças cardiovasculares.

9. Evitar automedicação

Automedicação é uma prática muito comum no Brasil, estudos apontam que cerca de 35% dos medicamentos são adquiridos sem a prescrição de um médico. O uso de uma medicação de forma incorreta pode acarretar no agravamento de uma doença, em reações alérgicas, intoxicações, etc.

10. Ter acompanhamento médico

Prestar atenção em nosso corpo e entender quando ele emite sinais de que algo não está correndo bem é muito importante para o tratamento de possíveis doenças, porém muitas vezes, nem a prevenção e toda atenção são suficientes para evitar doenças mais graves.

O acompanhamento médico é essencial para entender como está a nossa saúde, tomar cuidados de prevenção através da análise de exames solicitados, e também para detectar doenças ainda em seu estágio inicial, onde são mais simples os tratamentos e com maior chance de sucesso.