Search here:

Para falar sobre a cirurgia do suor, primeiramente temos que explicar a hiperidrose essencial ou primária, que é a sudorese excessiva, além das necessidades básicas termorreguladoras do nosso organismo, podendo levar a grande instabilidade psíquica e retração social, além de diversos problemas em ambiente de trabalho, escolar e familiar.

SINTOMAS

Os sintomas são de suor excessivo localizado, habitualmente, em mãos, axilas, face, pés, couro cabeludo, etc. Estima-se que 1% da população mundial seja portadora desta condição.

Em geral, os pacientes que sofrem deste mal tem a necessidade de trocar camisas ou camisetas diversas vezes ao dia, sentem dificuldade ou vergonha de cumprimentar as pessoas ou até mesmo de executar trabalhos manuais.

A boa notícia é que a cirurgia do suor (simpatectomia) é uma das possibilidades de tratamento consistente e definitivo, com taxas de satisfação superiores a 90%.

A CIRURGIA DO SUOR (SIMPATECTOMIA)

A cirurgia do suor (simpatectomia) tem uma duração média de 30 minutos até 1h, dependendo das zonas do corpo que sofrerão intervenção. Os resultados já são percebidos imediatamente após acordar da anestesista.

A simpatectomia torácica é realizada por vídeo (cirurgia minimamente invasiva). Esta técnica se utiliza de pequenos orifícios (de 3 a 12 milímetros) feitos na pele, onde são introduzidos instrumentos cirúrgicos e uma micro câmara de vídeo. No término da operação, os instrumentos são removidos e os pequenos orifícios são fechados deixando uma mínima cicatriz, muitas vezes desnecessária a retirada de pontos.

DÚVIDAS

FREQUENTES

COMO IDENTIFICO SE TENHO HIPERIDROSE?

O diagnóstico da hiperidrose é essencialmente clínico, sendo apresentado após conversa com o paciente e realizados os exames necessários.

A HIPERIDROSE É UM PROBLEMA DE SAÚDE?

A hiperidrose é uma doença e é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tal. Trata-se de uma doença que não mata, não encurta a vida, mas afeta a qualidade de vida, causando mal estar e incômodo para quem sofre deste mal.

O PÓS CIRÚRGICO

Após a cirurgia do suor (simpatectomia), o paciente voltará a ter uma vida absolutamente normal, com plenitude em todas as atividades cotidianas. Recomenda-se o mínimo de 4 dias de repouso relativo em casa, não sendo necessário ficar na cama o tempo todo. A indicação é que após esse período sejam retomadas gradativamente as atividades sociais habituais.

Sempre é bom lembrar que cada caso possui suas particularidades, por isso é crucial uma consulta ao médico especialista (cirurgião torácico) para esclarecer as dúvidas com alguém que sabidamente possui competência técnica para respondê-las.

TESTE

SEUS CONHECIMENTOS

0%

Sobre os sintomas e identificação da hiperidrose, qual é a afirmativa incorreta:

Correto! Errado!

O suor em excesso afeta hoje cerca de 2 milhões de pessoas, podendo levar a grande instabilidade psíquica e retração social, além de diversos problemas em ambiente de trabalho, escolar e familiar.O diagnóstico é clínico, baseado na história do paciente e no exame físico.

Sobre o tratamento da hiperidrose e o procedimento da simpactetomia, é incorreto afimar:

Correto! Errado!

A hiperidrose é uma doença e é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tal. Trata-se de uma doença que não mata, não encurta a vida, mas afeta a qualidade de vida, causando mal estar e incômodo para quem sofre deste mal.Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, mas a eficiência da cirurgia ultrapassa o índice de 98% de sucesso.

Sobre a cirurgia minimamente invasiva, o que é incorreto afimar:

Correto! Errado!

Atualmente, a maior parte dos procedimentos em cirurgia torácica é realizada através de técnicas minimamente invasivas, gerando inúmeros benefícios ao paciente, dentre eles: menor dor pós-operatória, menor tempo de internação, retorno mais rápido às atividades cotidianas, melhor resultado estético, etc.

Sobre pacientes que realizam a simpatectomia (cirurgia do suor), qual é a afirmativa incorreta:

Correto! Errado!

A cirurgia tem uma duração média de 30 minutos até 1h, dependendo das zonas do corpo que sofrerão intervenção. Os resultados já são percebidos imediatamente após acordar da anestesista.Após a simpatectomia, o paciente voltará a ter uma vida absolutamente normal, com plenitude em todas as atividades cotidianas. Recomenda-se o mínimo de 4 dias de repouso relativo em casa, não sendo necessário ficar na cama o tempo todo.

Quiz Hiperidrose
1 Correta
Você parece não estar muito familiarizado com a doença e seus possíveis tratamentos.Listo aqui artigos que podem ajudar na compreensão de pontos importantes sobre o tema: Cirurgia do Suor // Pós Cirúrgico // Cirurgia Minimamente Invasiva
2 Corretas
Você quase chegou lá!Listo aqui artigos que podem ajudar na compreensão de pontos importantes sobre o tema: Cirurgia do Suor // Pós Cirúrgico // Cirurgia Minimamente Invasiva
3 Corretas
Você parece entender sobre a doença e seus tratamentos.Se o suor em excesso é sua realidade, posso ajudar, entre em contato clicando aqui
4 Corretas
Você parece entender sobre a doença e seus tratamentos.Se o suor em excesso é sua realidade, posso ajudar, entre em contato clicando aqui

Share your Results:

FICOU COM DÚVIDAS? GOSTARIA DE AGENDAR UMA CONSULTA?

ARTIGOS

RELACIONADOS