Search here:

As principais e mais conhecidas Deformidades Torácicas são o Pectus carinatum também conhecido como “peito de pombo” e o Pectus excavatum ou “peito em funil”.

Em ambos, ocorre uma deformidade no crescimento das cartilagens costais, no local onde elas unem as costelas ao osso esterno, esta alteração é congênita e de mecanismo ainda desconhecido. Nessa mesma classificação estão as Síndromes de Poland, Marfan, Jeuno, entre outras.

Existem ainda os pectus chamados de iatrogênicos, que são aqueles que se desenvolvem como processo cicatricial em um pós-operatório no qual foi feita uma incisão no osso esterno ou entre as costelas, ou após um trauma com fratura de múltiplas costelas.

DÚVIDAS

FREQUENTES

O PECTUS PODE APRESENTAR PROBLEMAS FÍSICOS SECUNDÁRIOS?

Em alguns casos, o crescimento da cartilagem pode trazer problemas físicos como a falta de ar, fadiga e dor, além das questões sociais ao paciente, que por conta da questão estética pode se sentir inibido a expor essa região do corpo, na praia ou durante a prática de um esporte, por exemplo.

COMO É DIAGNOSTICADO?

O diagnóstico, em geral, é feito através do exame físico, podendo ser necessário a solicitação de exames complementares da avaliação da extensão e planejamento cirúrgico.

FICOU COM DÚVIDAS? GOSTARIA DE AGENDAR UMA CONSULTA?