A PLEURA

A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal).

DERRAME PLEURAL

O derrame pleural é a presença excessiva de líquido no espaço pleural, sendo ocasionado pelo desequilíbrio entre a sua absorção e produção. São várias as doenças que podem ocasiona-lo. O mais importante é que o cirurgião de tórax de posse de uma avaliação clínica minuciosa, defina a necessidade da retirada deste líquido (toracocentese) e biópsia de pleura, para descobrir qual doença o está provocando.

EMPIEMA PLEURAL

O empiema pleural é o acúmulo de pus na cavidade entre a pleura visceral e a pleura parietal (espaço pleural), ocasionado pela proliferação, em geral, de  bactérias.  A contaminação da cavidade pleural desencadeia um processo inflamatório com fases distintas. Podem ser categorizados em três estágios: exsudativo, fibrinopurulento e de organização.

PNEUMOTÓRAX

O pneumotórax é o acúmulo de ar no espaço pleural, podendo ter origem através do trauma torácico (fratura de costelas) ou de forma espontânea, nestes casos se divide em: Pneumotórax espontâneo primário e pneumotórax espontâneo secundário.

Seus sintomas, em geral, são dor torácica que piora com a respiração e falta de ar de aparecimento súbito.

O pneumotórax espontâneo primário ocorre através do rompimento de bolhas subpleurais (blebs) e ocorre em geral em homens altos, magros e com idade entre 20 e 40 anos. Sendo quase sempre unilateral e mais frequente à direita.

O pneumotórax espontâneo secundário ocorre naqueles pacientes que já possuem doença pulmonar diagnosticada, em geral, doença broncopulmonar obstrutiva crônica e tuberculose, sendo mais comum nos pacientes fumantes com idade acima dos 60 anos.

DÚVIDAS

FREQUENTES

O QUE É A TORACOCENTESE?

A toracocentese ou punção pleural, consiste na retirada do líquido do espaço pleural, em geral, por meio de seringa e agulha e sob anestesia local, podendo ser acompanhada de biópsia de pleura, conforme a necessidade do caso. Via de regra, o paciente não precisa ficar internado para realizar o procedimento.

ARTIGOS

RELACIONADOS