Search here:
PÓS CIRÚRGICO - SIMPATECTOMIA

A hiperidrose é uma doença que afeta cerca de 1% da população mundial, e as dúvidas mais comuns que recebo no consultório são sobre a duração da cirurgia e o tempo de recuperação no período pós cirúrgico. Hoje vou tentar elucidar estes questionamentos.

A cirurgia tem uma duração média de 30 minutos até 1h, dependendo das zonas do corpo que sofrerão intervenção. Os resultados já são percebidos imediatamente após acordar da anestesista.

A simpatectomia torácica é realizada por vídeo (cirurgia minimamente invasiva). Esta técnica se utiliza de pequenos orifícios (de 3 a 12 milímetros) feitos na pele, onde são introduzidos instrumentos cirúrgicos e uma micro câmara de vídeo. No término da operação, os instrumentos são removidos e os pequenos orifícios são fechados deixando uma mínima cicatriz, muitas vezes desnecessária a retirada de pontos.

Após a simpatectomia, o paciente voltará a ter uma vida absolutamente normal, com plenitude em todas as atividades cotidianas. Recomenda-se o mínimo de 4 dias de repouso relativo em casa, não sendo necessário ficar na cama o tempo todo. A indicação é que após esse período sejam retomadas gradativamente as atividades sociais habituais.

Sempre é bom lembrar que cada caso possui suas particularidades, por isso é crucial uma consulta ao médico especialista (cirurgião torácico) para esclarecer as dúvidas com alguém que sabidamente possui competência técnica para respondê-las.