Esta é uma página de teste para ferramentas e plugins. O conteúdo aqui não está disponível para o usuário final e pode não ter a aparência ou conteúdo final de apresentação.
Quando o assunto é o consumo de tabaco e seus derivados, estamos falando dos PRINCIPAIS fatores de risco para o câncer de pulmão. No caso do Narguilé esse risco é REAL.Estudo publicado pelo INCA com colaboração da Organização Mundial da Saúde, afirma que os efeitos da toxina da fumaça do Narguilé no organismo são importantes.
O fumo passivo atinge à todos, sem distinção de idade, pois na queima de um cigarro são liberadas mais de quatro mil substâncias na forma de gases e partículas. A maioria com substâncias que causam irritação e mais de 60 são conhecidas como cancerígenas.
O consumo de tabaco e seus derivados é o principal fator de risco para o Câncer de Pulmão. Isto acontece em decorrência das inúmeras substâncias cancerígenas presentes na fumaça. Além do pulmão, a boca, o esôfago, a laringe, a faringe e até a cabeça podem ser acometidos pela doença. O cigarro é a forma mais popular de consumo do tabaco, sendo por anos incentivado em campanhas publicitárias. Charuto, cachimbo, rapé, narguilé e, mais recentemente, o cigarro eletrônico são outras formas de uso e igualmente perigosas para a saúde.
Quando o assunto são os fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer de Pulmão, temos que levar em consideração vários itens que vão do histórico genético familiar até mesmo os hábitos e condição de saúde do paciente. O desenvolvimento do Câncer de Pulmão pode ser ocasionado por um só elemento que está em anomalia, assim como também pode ser por um conjunto de fatores. Pessoas saudáveis podem fazer o exame de Rastreamento do Câncer de Pulmão, a fim de observar alguma alteração suspeita que indique necessidade de investigação diagnóstica complementar.