Dicas de exercícios que podem melhorar sua saúde pulmonar
Manter uma rotina de exercícios traz uma série de vantagens para o organismo, mas hoje, quero falar sobre a importância deles mais especificamente para a saúde do aparelho respiratório.
O pulmão tem como função principal oxigenar nosso sangue, fornecendo oxigênio para os músculos que continuamente são exigidos na atividade física. Quando nos exercitamos, o corpo precisa de uma condição aeróbica boa (de maior ventilação pulmonar), exigindo um maior volume e frequência da respiração.
Começar ou manter uma rotina de exercícios traz uma série de vantagens para o organismo. No caso do pulmão, estudos apontam uma diminuição da resposta inflamatória, fortalecimento da musculatura torácica, melhora progressiva do desempenho e portanto, mais chances de ter uma vida saudável por mais tempo.
Hoje, vou citar alguns exercícios que podem auxiliar na melhoria da saúde do seu aparelho respiratório.
Ioga e meditação
Exercícios como ioga e meditação nos ensinam a inspirar e espirar de forma correta com auxílio de diferentes partes do nosso corpo, como a barriga, o diafragma ou o peito.
Praticar exercícios de respiração é uma excelente maneira de eliminar toxinas e fortalecer os pulmões. A respiração profunda torna-os mais fortes e ainda limpa as vias aéreas.
Corrida
O treinamento através da corrida pode condicionar melhor os músculos esqueléticos da caixa torácica, podendo retardar o que se chama de fadiga dos músculos respiratórios.
Isso ocorre porque a corrida exige uma melhora do sistema respiratório, quando o corpo necessita ampliar a capacidade de absorção de oxigênio para suprir as necessidades dos órgãos que estão fazendo parte de exercício. Com o tempo, a prática com certa frequência irá aperfeiçoar o sistema respiratório.
Natação
A natação faz com que a musculatura intercostal seja alongada durante a prática do exercício, abrindo e fechando os espaços entre as costelas, movimentando a caixa torácica através dos braços e trabalhando a musculatura abdominal facilitando a respiração diafragmática. Todos estes movimentos são coordenados com a respiração. A pressão da água também ajuda na espiração.
A posição horizontal do corpo na natação em um ambiente de alta umidade do ar produz menos ressecamento das vias aéreas, favorecendo mais o ato de respirar do que em outros esportes que aumentam a resistência das vias aéreas.
Bicicleta
Andar de bicicleta pode ser uma excelente atividade física aeróbica, como estimula a circulação sanguínea, promove a saúde do coração e dos pulmões dentre outros órgãos.
— Leia também: 10 dicas para um sistema respiratório saudável
Beba muita água. Beba, no mínimo, 8 copos de água por dia se você é um adulto. Para as crianças, a quantidade de água depende do peso do corpo.
É importante ressaltar que antes de começar a praticar qualquer exercício físico, as pessoas devem procurar auxílio médico para serem orientadas. Atenção, cardiopatas não devem fazer esses exercícios sem acompanhamento médico.
Solicite uma consulta
Preencha o formulário ao lado com seus dados, para que possamos retornar o mais breve possível, para confirmar sua consulta.